As notas musicais —  mi sol si  — não são uma invenção humana, mas notas oriundas de um modelo sonoro de relação de medidas que dá origem a tudo que existe.

Esse modelo na Bíblia é chamado de ‘Verbo‘. Cientistas de nossa era preferem o termo ‘Big Bang‘, uma grande explosão. E a iniciar desse Big Bang se constata que o Som Original, o Verbo, se comporta de forma ordenada. Esse comportamento é conhecido como Lei das Oitavas. Os antigos, nossos ancestrais, utilizam o termo OM. De onde se originam as palavras hum (to hum), um, one, único, ômnico, unidade, oneness… e assim por diante.

Aprendemos que as notas musicais são sete. Sim, são sete notas únicas, mas o seu SENTIDO vive no fenômeno da Oitava. A Lei das Oitavas foi postulada pelo sábio grego Pitágoras e foi dessa seara de conhecimento que os monges beneditinos compuseram o hino que deu origem à atual notação conhecida como  mi sol si .

Do livro O Tao do Violão, de Arun, Editora Radha, 2005, disponível aqui no site.

 

mi sol si   mi sol si mi sol si , se espiralando infinitamente, sendo o círculo consecutivo exatamente a metade do círculo inicial.

 

Oitavas. círculos dentro de círculos

Uma Lei Natural que se caracteriza pelas porções contidas em seu Todo. O sentido musical dessa expressão mi sol si ’ está ligado às proporções existentes entre a nota 1, a Geradora, e as restantes. Mais corretamente falando, entre a nota 1 e os seus ‘harmônicos‘.

octaves 3

A nota 1 é o Cerne, a Nota Geradora, também chamada Fundamental. Os harmônicos ou sub sons da nota 1 são porções da nota 1. Sendo a nota 8 um outro conjunto – ad infinitum — no círculo Mãe. A nota hum representa o Todo. É o Oceano na gota. Todo o Universo cabe na Oitava, pois a Oitava é infinita, o nome moderno da sílaba OM.

Passe o mouse sobre os números para ouvir a sonoridade das notas musicais, sem clicar :):

 

 

Repare que a nota hum, em sua Totalidade, contém todas as notas musicais que a completam. Em si resume as infinitas oitavas perpetuamente.

Ela ‘soa’ esta qualidade da Totalidade. A nota 8, a metade ou o dobro da medida d’Ela, soa sempre com a mesma personalidade, seja no grave ou no agudo.

Conheça mais sobre a Metodologia Arun NeuroMusical©,