A identificação de cada intervalo (nota) da oitava é vital para a conscientização.

No caso a nota 1, simbolizada pelo círculo completo, soa Totalidade.

Não se consegue aplaudir uma música se a mesma não retornar a esta nota 1.

As outras notas da oitava estão n’Ela contidas. E, a maioria das músicas irá finalizar com Ela, ou não se completou o sentido da mensagem musical.

Assim como a nota musical geradora tem uma personalidade, um soar de totalidade, de eternidade, cada uma das outras notas tem também um sabor único.

As melodias existentes universalmente obedecem a esse sistema cósmico, de forma que, se nos conscientizarmos dessa razão entre as notas – cujas medidas são parte intrínseca de nossa genética –, teremos conhecido o fundamento de toda a arte musical!

A Oitava e o nº13

As notas naturais se agrupam harmoniosamente em oitavas, e não estão sozinhas. Há notas complementares, que já devem ter ouvido falar, os sustenidos e os bemóis.

 

A nota musical no teclado

A oitava é uma trezena

 

A Oitava, assim chamada pela proporção harmônica de suas notas naturais, que são oito, na verdade tem 13 notas, levando em consideração o sentido existencial do fenômeno cósmico Oitava Divina.

 

a nota musical, medidas do círculo

A oitava é uma trezena

Oitava significa que um círculo contém infinito número de outros círculos. No entanto um círculo que contém outro círculo, exatamente a metade da circunferência do primeiro círculo, representa a Lei Natural das Oitavas.

E na Lei, não existem apenas as notas naturais, mas também as complementares, que sintetizam o quadro elementar da Natureza, como demonstrado na ilustração acima.

Nosso objetivo é nos conscientizarmos, sonoramente, da individualidade de cada porção do círculo. Cada porção sonora nos é profundamente conhecida. Em verdade nós somos isso, numa dimensão bem mais complexa, mas oriundos do mesmo princípio.

Vamos começar nosso estudo iniciando com as notas naturais, cujos numerais estão destacados em negrito na figura acima.

Vamos conhecer a personalidade de cada uma das porções de forma bem prazerosa, usando as sílabas indianas sa re ga ma pa da ni sa para cantá-las, o que será explicado mais adiante.